segunda-feira, 2 de março de 2020

Primeira moto - Tem que ser de baixa cilindrada?



Ok, quem nunca viu, ouviu ou passou por isso: 
"Vou comprar a minha primeira moto!"
"Ah, compra uma 125cc, começa com uma moto de baixa cilindrada, primeira moto TEM que ser pequena."
No meu caso, não foi muito diferente, já que quando falei em comprar a minha primeira moto, quase todo mundo sugeriu uma Intruder 125cc, uma CG 125cc, uma Bros 150cc. Eu fui lá e optei pela Mirage 250cc, que era a maior moto que eu podia comprar naquela época.
Pôxa, mas 250cc não é muita coisa. Ok, mas é o dobro da 125cc que era, disparado, a indicação mais ouvida.
Fez diferença?
Sim, fez, não pela cilindrada em si, mas pq era a moto que eu queria.
Algumas semanas atrás, meu sobrinho (que nem CNH para moto tem ainda), me confessou que queria comprar uma moto para uso urbano. Logicamente, pensei numa moto menor, por questão de economia, etc.
Quando comecei a citar as minhas indicações, ele já interrompeu: "E uma 883?".
A minha primeira reação, de forma automática, foi balbuciar alguns protestos, mas aí parei e raciocinei com frieza: o cara tem tamanho para tranquilamente manobrar a moto, tem os recursos para comprar e manter e tem a vontade. Por que diabos eu vou recomendar que ele "comece com uma moto menor, para ir pegando as manhas"? Isso é um ritual sagrado?

Se eu tivesse comprado uma moto de 125cc e hoje estou com a Dyna, faria diferença? Eu seria um piloto melhor?
E se eu tivesse comprado a Dyna, de cara, hoje eu estaria morto?

A resposta, na minha opinião, é não para ambas as questões.
Talvez eu não recomendasse começar numa 600R, que tem um motor de comportamento mais imprevisível, para um novato, mas numa custom de grande/médio porte, não há essa agressividade de desempenho.
O sujeito que é irresponsável e gosta de arriscar, tem tanta chance de matar-se numa 125cc quanto numa 600cc ou numa 1600cc: o limite dele sempre está no limite, e uma hora a sorte vai olhar para o lado e pronto, acabou!
As vantagens de uma moto pequena são, geralmente, o valor menor das peças e da manutenção e algumas vezes a facilidade de revenda, que hoje em dia nem sei se existe mais com tanta facilidade e crédito para a compra de uma moto pequena nova.
A desvantagem é que talvez ela não te dê a sensação que você busca, principalmente se almeja uma custom, já que no mercado só temos a Intruder, como moto de baixa cilindrada, que segue um pouco essa linha. E você provavelmente vai querer trocar logo, bem logo, para uma moto maior.

Minha opinião hoje é: você pode custear a moto que você quer, mesmo sendo de maior cilindrada? Então vá direto ao ponto.
A gravidade é a mesma, o chão não é mais duro por conta da cilindrada mais alta, a tua pilotagem vai ter que ser defensiva em qualquer uma das duas, então pare de pegar desvios disfarçados de atalhos, vai logo onde quer chegar.

Se não curtiu, vende a moto, pronto, como teria que fazer com a moto pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário