Clique na imagem para ampliar, seu tatú!
Entre 1936 e 2003, os designs de motores lançados pela Harley representaram uma constante tentativa de ajuste do mesmo desenho de motor refrigerado a ar de dois cilindros em "V" a 45º. Foi apenas em 2001 que a Harley apresentou o primeiro design de motor realmente novo em uma motocicleta para venda ao público, apesar de ainda ser um bicilíndrico em "V". Se ignorarmos os primeiros anos da história da montadora e tratarmos como um período de experimentação, houveram apenas sete revisões de motores mais significantes durante todos os cento e poucos anos de existência da empresa:
Flathead - fabricados entre 1929 e 1974, os flatheads não tinham válvulas no cabeçote. Elas ficavam localizadas ao longo do motor e abriam-se para cima em uma câmara ao lado da câmara de combustão. A vantagem do cabeçote-plano era a simplicidade, sem hastes ou balancins e uma peça única fundida com um furo para a vela. Um motor Flathead típico tinha a cilindrada de 742 cm3 e produzia cerca de 22 cv.
Knucklehead - fabricados entre 1936 e 1947. Surgiram em duas versões, o de 990 cm3 e o de 1.200 cm3, capazes de produzir 40 e 45 cv respectivamente;
Panhead - fabricados entre 1948 e 1965, também apresentava duas variações, a de 990 cm3 e a de 1.200 cm3, capazes de produzir 50 e 55 cv respectivamente. As grandes diferenças entre o Knuckehead e o Panhead incluem cabeçotes de alumínio e linhas de óleo internas, em oposição às linhas externas do Knucklehead.
Shovelhead - fabricados entre 1966 e 1985; os Shovelheads deslocavam 1.200 cm3 e produziam 60 cv.
Evolution - fabricados entre 1984 e 1999, tinham 1.340 cm3 de cilindrada e o motor produzia 70 cv. Apesar dos Evolution de 1.340 cm3 não serem mais produzido, a linha de motocicletas do modelo Sportster usa esses mesmos motores com cilindradas de 883 cm3 e 1.200 cm3, fabricados desde 1986.
Twin Cam 88 - fabricados desde 1999, o Twin Cam obteve seu nome do fato de ter dois comandos no bloco para acionar as válvulas. Com 1.450 cm3, é o motor Harley mais produzido e alcança 80 cv. Esse motor permanece refrigerado a ar e tem válvulas no cabeçote acionadas por hastes e balancins. A versão 88B do motor, que saiu em 2000, traz duas árvores contra-rotativas de balanceamento que reduzem a vibração.
Revolution - começaram a ser fabricados em 2001; o motor Revolution é usado atualmente apenas em um modelo de produção da Harley - a VSRC V-Rod. Enquanto todos os outros motores são praticamente os mesmos, apresentando melhorias progressivas, o motor Revolution é diferente. É refrigerado a água e o ângulo de seu "V" é de 60º e não 45°, como nos outros. Tem duas árvores de comando de válvulas em cada cabeçote e incorpora injeção de combustível. É um pouco menor, são 1.130 cm3 de cilindrada e tem curso mais curto, permitindo que gire a 9.000 rpm, produzindo 115 cv.
Com melhorias progressivas ou não, design arrojado ou não, o que importa é que os motores Harley representam a alma dessas máquinas.
Parabéns pelo post. A título de curiosidade e informação, hoje poderiamos ter acesso a esses motores mais facilmente, não fosse a volúpia do Estado ladrão brasileiro que, com seus impostos vergonhosos, faz com que um Evolution 1340cc completo transmissão 6 marchas, carburador, belt drive...)que tem preço de US$6.000, nos chegue aqui na República das Bananas a R$ 22.000,00 (130% +). Estou com o frame da minha Iron Horse pronto e vai ficar inviável fazer a importação devido ao assalto promovido pelo estado. Ridículo.
ResponderExcluirRealmente, brother... este país é realmente muito atrasado, no que diz respeito a tributação e, pior ainda, no retorno do imposto recolhido.
ResponderExcluirPior que é em quase todos os setores... lamentável mesmo.
O Motor de cada motocicleta da Harley está ficando meio atrasado em comparação as motos novas
ResponderExcluir